FARINHA DE BERINJELA



















Farinha de berinjela
Pra quem é chocólatra como eu, fazer uso desta farinha em todas as refeições é vital,

para que se evite doenças cardiovasculares! A receita está logo abaixo. Sim, as que consumo são orgânicas, acho que vale a pena!

Farinha de berinjela reduz gordura corporal e ainda promove saciedade, A berinjela apresenta ainda uma grande gama de flavonóides. Esses flavonóides permanecem na berinjela mesmo sob a forma de farinha, prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias, reduzindo as doenças cardiovasculares.

Baixo teor de gordura e grande quantidade de fibras e de vitaminas ajudam no controle da compulsão por doces e reduzem os níveis do colesterol ruim

A quantidade recomendada varia entre uma a quatro colheres de sopa ao dia. O ideal é fazer uso da farinha de berinjela com orientação de um nutricionista para adequar as quantidades e as refeições que podem ser acrescidas desse alimento. O consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia quando se ingere essa farinha é altamente recomendado. Pela grande presença de fibras, existe a necessidade de muito líquido para não causar constipação intestinal. A farinha de berinjela já preparada é fácil de ser encontrada em mercados naturais, porém também é possível fazer essa farinha em casa. Por ser um vegetal rico em água, 1kg rende aproximadamente 100 g da farinha.

Como preparar a farinha de berinjela:
Rendimento: 100g

1 - Lave 1 kg de berinjela com casca;
2 - Corte em fatias e arrume em uma forma ou tabuleiro;
3 - Leve ao forno até que fique ressecada;
4 - Retire e triture no liquidificador ou processador até virar a consistência de pó;
5 - Guarde em local fresco ou na geladeira em recipiente com tampa;






Curry de Legumes



Ingredientes
couve-flor, ou cenoura, ou brócoli
150 g de ervilhas frescas ou congeladas
500 g de batatas cozidas e cortadas
opcional: manga ou maçã
1 pedaço médio de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de curry
400 ml de caldo de legumes (ou água com sal)
1 caixinha de creme de leite de soja
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 vidro de leite de coco
Gotas de molho Tabasco (opcional)
Salsinha picada

Modo de fazer
Cozinhar os legumes ligeiramente, não deixando que fiquem moles. Se for utilizar frutas, acrescentá-las no final do cozimento. Colocar num refratário e reservar. Refogar o gengibre no óleo. Juntar o curry e o caldo. Misturar a farinha com o creme de leite de soja e acrescentar ao caldo, cozinhando até engrossar um pouco, temperando com Tabasco. Acrescentar o leite de coco. Provar o tempero e acrescentar sal, se necessário. Despejar esse molho sobre os legumes, salpicar com salsinha e levar ao forno por aproximadamente 20 minutos, até esquentar bem. Servir com arroz.

Enviada por Mirian Costa