PAVÊS II




Pavê Ferrero Rocher


Ingredientes:

1 caixa de biscoito champanhe (180 gramas)
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 ovos
1 colher (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado
16 bombons Ferrero Rocher®
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:

Pique grosseiramente os biscoitos. Em um recipiente, misture 1 xícara (chá) de leite com o chocolate e umedeça o biscoito. Dissolva o amido de milho em 1 1/2 xícara (chá) de leite. Prepare o creme: em uma panela, ponha o amido dissolvido no leite, o leite condensado e 1 gema peneirada. Misture e leve ao fogo. Mexa, sem parar, até engrossar. À parte, pique os bombons e reserve. Faça a cobertura: bata as claras em neve. Acrescente o açúcar, sem parar de bater, e bata por mais 2 minutos. Misture o creme de leite e reserve.

Montagem:
Em um refratário ou em taças individuais, distribua uma camada de biscoito, uma camada de creme, uma camada de bombom picado e a cobertura. Decore a sobremesa com o bombom picado restante ou a gosto e leve para gelar.

Dicas:

No site tem uma dica boa: você pode trocar os biscoitos champagne por bolo pronto. Uma outra dica legal foi da Silvia, que cobriu o pavê com ganache. 
Para fazer esse pavê, não comprei a caixa tradicional de Ferrero Rocher, e sim a versão "Collection". Na verdade, foi porque no dia não encontrei a tradicional, mas ó, a Collection não perde em nada para a Tradicional. Vem 3 tipos de bombons, um branco com coco, um meio amargo e o ferrero comum. Gostei muito dessas variedades. O único porém aqui é que a caixa vem com 15 bombons, a receita já pede 16, daí fiquei sem nenhum para decorar. Rolou um chocolate branco e ao leite raladinhos.
Não usei as gemas no creme. Já falei antes e falo sempre que tenho muito "preconceito" com gemas nessas cremes, tem que peneirar antes, mexer bem, dissolver no leite as vezes - tudo para não ficar com gosto de ovo! Então não coloca, pô! Quando estou muito a fim de seguir uma receita à risca, bato as gemas já peneiradas no liquidificador junto com os outros ingredientes. Mas isso me enche, viu?


Pavê de Biscoito Moído




Ingredientes:

Para a 1ª camada:
1 lata de leite condensado
200 mL de leite
3 gemas (peneiradas)
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (chá) de amido de milho

Para a 2ª camada:
200 gramas de chocolate em pó
2 pacotes de biscoito de maisena (usei 300 gramas de biscoitos de leite, de padaria)
1 xícara (chá) de açúcar
200 mL de leite

Para a 3ª camada:
3 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite
100 gramas de chocolate ao leite (em lascas) para decorar

Modo de preparo:

Para a 1ª camada:
Em uma panela, juntar as gemas dos ovos, o leite condensado e o leite. Quando iniciar fervura, abaixar o fogo e acrescentar o amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite. Esperar apurar, desligar o fogo e juntar a essência de baunilha. Colocar numa travessa e reservar.

Para a 2ª camada:
Esfarelar o biscoito, juntar o chocolate, o leite e o açúcar. Bater no liquidificador até ficar bem homogêneo. Com ajuda de uma colher, despejar sobre o creme que está reservado.

Para a 3ª camada:
Bater as claras em neve, adicionar o restante do açúcar até ficar em ponto de suspiro, depois acrescentar o creme de leite e misturar com os garfos da batedeira desligada. Com o auxílio de uma colher, despejar sobre o creme de chocolate reservado. Decorar com as raspas de chocolate e levar para a geladeira até que endureça. 

Dicas:

Esse pavê demora bastante para ficar firme. No dia que fiz, ele ainda estava bem líquido e só ficou firme no final do dia seguinte.



Pavê de Rocambole




Ingredientes:

Para o pão de ló:
4 gemas
4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Para o recheio:
2 latas de leite condensado cozidas na pressão por cerca de 35 minutos
2 caixas de morangos (500 gramas)

Para a cobertura:
1 caixinha de chantilly

Modo de preparo:

Para o pão de ló:
Bata bem as claras em neve, até ficarem firmes. Junte as gemas peneiradas, uma a uma. Bata bem. Coloque o açúcar e bata até ficar bem fofo e claro. Desligue a batedeira, junte a farinha e misture com um fouet, delicadamente. Leva para assar numa fôrma retangular média.

Para o recheio:
Espere as latas esfriarem bem. Bata na batedeira para o doce ficar cremoso. Reserve. Pique os morangos em pedaços pequenos (reserve 5 para a decoração).

Para a cobertura:
Bata o chantilly bem gelado até ficar firme. 

Montagem:

Numa taça grande (ou qualquer outra vasilha, ou até mesmo em taças individuais) cubra o fundo com pedaços de pão de ló. Coloque uma pequena porção de doce e morangos picados. Cubra com mais pedaços de pão de ló, doce e morangos. Faça isso até terminar os ingredientes. Finalize com o chantilly batido e decore com os morangos reservados.

Dicas:

Esse é para quem gosta muito de doce de leite, fica bem docinho. Se quiser, substitua os morangos por bombons ou outra fruta.


Pavê de Doce de Leite




Ingredientes:

1 pacote de biscoito tipo "maisena"
Leite para passar os biscoitos
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de açúcar
200 gramas de manteiga sem sal
1 colher (café) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite (sem soro)

Modo de preparo:

Cozinhe a lata de leite condensado na pressão por cerca de 35 minutos. Resfrie e reserve. Coloque a lata de creme de leite no congelador por mais ou menos 40 minutos para separar o soro do creme. Depois, transfira para a geladeira. Enquanto isso, prepare o creme: bata muito bem o açúcar com a manteiga até ficar um creme fofo e claro. Junte a essência de baunilha e o creme de leite sem o soro, misture bem, usando apenas com uma colher. Forre o fundo de uma travessa com uma camada de biscoitos molhados rapidamente no leite, despeje um pouco de creme. Repita a operação até o creme terminar. Finalize com uma camada de biscoitos e espalhe o doce de leite por cima. Sirva bem gelado.

Dicas:

É indispensável usar um creme de leite de qualidade e retirar o soro. Depois que você deixa a lata no congelador, o soro se deposita no fundo da lata. Para separar o creme é só usar uma colher e retirar cuidadosamente, quando atingir o fundo da lata, escorra o soro.
Depois de colocar o creme de leite, não use a batedeira. Misture delicadamente com uma colher, senão o creme vai talhar. Se preferir, utilize creme de leite fresco (eu não uso pois não encontro aqui).
Para espalhar o doce de leite com mais facilidade, bata-o na batedeira, já frio e na velocidade mínima, apenas para ficar cremoso.
Faça quantas camadas de biscoito quiser. Eu gosto de poucas camadas e mais creme entre elas. Nesse pavê, acho que fiz 3 camadas de biscoitos.



Pavê Prestígio Prático





Ingredientes:

Para o creme de coco:
1 caixinha de pudim sabor coco
500 mL de leite
1/2 lata de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
Algumas gotinhas de baunilha
3 colheres (sopa) de coco ralado

Para o creme de chocolate:
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
1/2 barra de chocolate ao leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 xícara (chá) de leite
1 colher (café) de amido de milho

Para a montagem:
3/4 xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 pacote de biscoito tipo "maisena"
1/2 barra de chocolate picado
Coco ralado para polvilhar
1/2 barra de chocolate ao leite picadinho

Modo de preparo:

Para o creme de coco:
Numa panela, misture o conteúdo da caixa de pudim, o leite e o coco ralado. Misture e prepare conforme a caixinha. Desligue. Junte a baunilha, o leite condensado e o creme de leite. Misture bem e leve novamente ao fogo, até levantar fervura. Resfrie e reserve.

Para o creme de chocolate:
Coloque na panela 1/2 xícara de leite e o achocolatado, deixe ferver e desligue o fogo. Junte o chocolate picadinho e mexa bem até dissolver. Quando derreter, misture o leite condensado e o creme de leite. Leve novamente ao fogo, e deixe ferver. Enquanto ferve, na outra meia xícara de leite restante, dissolva o amido de milho, e sem parar de mexer a panela, acrescente essa mistura. Ficará líquido ainda, não acrescente mais nada. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, por 3 minutos. Desligue o fogo e resfrie.

Montagem:
Molhe rapidamente os biscoitos no leite adoçado e forre o fundo de uma travessa. Despeje metade do creme de coco. Polvilhe coco ralado (pouco). Faça outra camada de biscoitos. Despeje todo o creme de chocolate. Sobre o creme, coloque pedaços de chocolate. Faça outra camada de biscoitos. Despeje o creme de coco restante. Decore com coco ralado e raspas de chocolate (eu também decorei com um pouquinho de chantilly). Leve à geladeira até ficar firme.

Dicas:

O creme de chocolate fica mole demais na minha opinião, aumente a quantidade de amido de milho para cerca de 1 colher de sobremesa.




Pavê Delícia




Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
200 gramas de manteiga sem sal
4 gemas peneiradas (usei apenas 2)
150 gramas de amendoins torrados e moídos fino (usei castanhas)
2 latas de creme de leite
200 gramas de biscoitos tipo "maisena"
50 gramas de chocolate ao leite picado (opcional)

Modo de preparo:

Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme leve. Adicione as gemas e bata bem. Sem bater, incorpore o amendoim (ou castanha) e o creme de leite. No recipiente escolhido, faça camadas alternadas de biscoitos e creme. A primeira e a última camada devem ser de creme. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Decore com o cholate picado e serva gelado.

Dicas:

Não sei bem qual a função das gemas num pavê, por isso raramente coloco por causa do gosto de ovo que pode ficar, e também pelo perigo do ovo cru (se alguém souber para que servem as gemas, me conte!). Nesse pavê, coloquei apenas metade da quantidade pedida. 
O chocolate picado por cima é opcional, não está na receita original do livro.
Triturei as castanhas no liquidificador e virou uma farofa fina. Acho que ao invés de triturar, deve ficar mais gostoso se as castanhas forem finamente picadas ou batidas com um martelo. É como farei da próxima vez.
Se quiser, umedeça os biscoitos no leite, licor, refrigerante, etc.




Pavê de Abacaxi com Coco



Ingredientes:

Montagem:
1 lata de abacaxi em calda (ou 1 abacaxi grande)
Cerca de 200 gramas de biscoito tipo "maisena" (ou tipo "champagne")
Coco ralado para polvilhar

Para o creme 1:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas peneiradas

Para o creme 2:
3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo:

Para o creme 1:
Misture o leite condensado, 1 lata e meia de leite, o amido de milho dissolvido no leite restante, as gemas peneiradas e leve ao fogo até engrossar e começar a soltar bolhas.

Para o creme 2:
Bater as claras em neve até ficarem bem firmes. Juntar o açúcar e continuar batendo. Misturar bem o creme de leite.

Montagem:
Forrar o fundo de uma travessa com uma camada generosa de biscoitos passados rapidamente pela calda do abacaxi. Picar as rodelas de abacaxi em cubos pequenos e colocar por cima dos biscoitos. Despejar o creme 1 e alisar com uma colher. Em seguida, coloque o creme 2. Polvilhe coco a gosto e leve para gelar.

Dicas:

A receita ficará com certeza mais saborosa se for usado um coco fresco ao invés do coco ralado comprado pronto. Dessa vez, optei pela praticidade.
Caso vá usar um abacaxi fresco ao invés do em calda, molhe os biscoitos no guaraná.
Outras frutas podem ser usadas para fazer esse doce, como pêssegos, morangos, etc.


Pavê de Frutas na Taça




Ingredientes:

Para o creme amarelo:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
Gotas de essência de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho

Para o creme de chocolate:
1 barra de chocolate ao leite (170 gramas)
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Para a cobertura:
1 caixinha de chantilly

Para a montagem e decoração:
Frutas em calda a gosto (usei pêssego e goiaba)
Chocolate granulado

Modo de preparo:

Para o creme amarelo:
Misturar o leite condensado, o leite e a essência de baunilha. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque o amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite. Mexa bem até engrossar, deixe cozinhar por uns 2 minutos e desligue.

Para o creme de chocolate:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexa bem até formar um creme homogêneo. Não deixe ferver.

Para o chantilly:
Bata o chantilly gelado até obter o ponto desejado.

Para a montagem:
Despeje uma porção do creme amarelo no fundo da taça. Coloque pêssegos picados em cubos. Despeje uma porção do creme de chocolate e coloque pedaços de goiaba em calda. Termine com chantilly e decore com o chocolate granulado.

Dicas:
Esse doce rende 8 taças bem cheias: a porção é individual, porém bem grande. Se preferir, faça numa travessa.


Pavê Bicolor na Taça





Ingredientes:

Para o creme de maracujá:
1 lata de leite condensado
1 lata de suco de maracujá concentrado

Para o creme de chocolate:
250 gramas de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
1 caixinha de chantilly pronto

Para a montagem:
Cerca de 6 biscoitos tipo "champagne"
2 bombons Sonho de Valsa

Modo de preparo:

Para o creme de maracujá:
Misture os ingredientes até ficar um creme homogêneo.

Para o creme de chocolate:
Pique o chocolate em pedaços pequenos e leve ao fogo baixo com o creme de leite, mexendo sempre até derreter e formar um creme. À parte, bata o chantilly (que deve estar gelado) até ficar firme. Junte o creme de chocolate ao chantilly e misture bem.

Para a montagem:
Em taças, coloque uma porção do creme de maracujá. Pique os biscoitos em 3 partes e coloque 2 pedaços em cada taça. Despeje o creme de chocolate por cima. Leve para gelar. Quando estiver firme, enfeite com um pedaço de bombom Sonho de Valsa.

Dicas:
Se preferir, troque os biscoitos champagne por biscoitos tipo "maisena" ou até mesmo por bombons picados.
Essa receita rende 8 taças.


Pavê de Ovomaltine


Sabe quando procuramos uma sobremesa fácil, rápida e muito gostosa para fazer? Tá aí a receita! Essa eu tirei da comunidade "Culinária - Receitas" do orkut, quem postou foi a Fefa. Fiz umas alterações na postagem original dela.

Ingredientes:

Para o primeiro creme:
1 lata de leite condensado
1 e 1/4 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
1 gema
1 colher (café) de essência de baunilha

Para o segundo creme:
2 caixinhas de creme de leite
1 xícara (chá) de ovomaltine

Para a montagem:
Cerca de 200 gramas de biscoito tipo "maisena"

Modo de preparo:

Para o primeiro creme:
Bater no liquidificador o leite condensado, o leite, o amido de milho e a gema passada pela peneira. Despejar numa panela e levar ao fogo até engrossar.

Para o segundo creme:
Bater no liquidificador o creme de leite com o ovomaltine.

Montagem:
Espalhar uma camada de biscoitos numa travessa. Despejar o primeiro creme, ainda quente. Colocar mais uma camada de biscoitos, e despejar o segundo creme. Levar para gelar. Quando for servir, espalhe um pouco de ovomaltine por cima. Sirva bem gelado.

Dicas:
A receita original da Fefa levava apenas 1 camada de biscoito, que deveria ser triturado no liquidificador e espalhado entre os 2 cremes. A receita dela era maior, resolvi fazer apenas a metade. 
Coloque o ovomaltine apenas na hora de servir o pavê, pois o pó acaba sendo "absorvido" pelo creme e os pedacinhos crocantes vão embora com o tempo.
Se quiser, faça com biscoitos tipo "champagne". 
Caso seja do seu gosto, passe os biscoitos pelo leite antes de colocar na travessa. Ficará mais úmido.


Pavê Europeu







Depois de um tempo sem postar, nada como um docinho... O meu doce preferido é a torta alemã/holandesa. Há quem diga que são a mesma coisa, mas na verdade, a diferença está nas camadas de biscoitos a mais que a torta alemã tem e a holandesa não, além daqueles biscoitos laterais que está presente apenas na holandesa. A cobertura de chocolate que vai por cima também é diferente para cada uma. Uni meu gosto por essas tortas e inventei esse pavê que resolvi chamar de "Pavê Europeu", uma vez que é uma mistura dos dois.

Ingredientes:

Para o creme:
200 gramas de manteiga sem sal
250 gramas de açúcar (peneirado)
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 colher (café) de essência de baunilha

Para a ganache:
1 barra de chocolate ao leite (170 gramas)
1 caixinha de creme de leite

Para a cobertura:
1 caixinha de chantilly pronto (usei Hulalá)

Cerca de 300 gramas de biscoitos tipo "maisena"

Modo de preparo:

Para o creme:
Bater muito bem o açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Juntar a essência de baunilha e bater mais um pouco. Misturar com uma colher o creme de leite (deve ser deixado previamente no congelador por cerca de 1 hora para facilitar a retirada do soro) até incorporar. Reservar.

Para a ganache:
Derreter o chocolate e misturar o creme de leite até ficar bem incorporado.

Para o chantilly:
Bater o chantilly gelado (eu deixo 1 hora no congelador antes de usar) por cerca de 5 minutos na velocidade média da batedeira.

Montagem:
Passe os biscoitos de maisena rapidamente pelo leite e forre o fundo de uma travessa. Despeje metade do creme. Coloque outra camada de biscoitos e o restante do creme. Cubra com mais biscoitos e despeje por cima a ganache. Por último, aplique o chantilly e leve para gelar.

Dicas:
Esse pavê pode ser feito numa fôrma de aro removível e desenformado, pois os cremes ficam bem consistentes após um tempo na geladeira.