CUPCAKE NAPOLITANO



Esse sempre é sucesso quando faço as oficinas, tanto com adultos quanto com crianças!
E você decora como quiser, inclusive com uma calda de chocolate! Anote os ingredientes:


INGREDIENTES

CUPCAKE DE CHOCOLATE



1/3 xícara de cacau em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de água fervente
1/4 xícara de manteiga sem sal fervida
2 colheres de sopa de óleo de canola
3/4 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar granulado
3/4 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 colher de chá de sal
1 ovo grande
1 grande gema de ovo (reserva a clara para parte branca do cupcake)
1/4 xícara de creme de leite
1 xícara de farinha de trigo



CUPCAKE DE BAUNILHA (Branco)


1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
7 Colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida
3/4 xícara de açúcar granulado
Sementes de 1/2 fava de baunilha
3 grandes ovos
1/2 xícara de leite desnatado)
1/2 colher de chá de essência de baunilha





GLACÊ DE MORANGO

1/2 xícara + 2 colheres de sopa de purê de morango
1/2 xícara de manteiga sem sal, quase à temperatura ambiente
1/4 xícara de manteiga com sal, quase à temperatura ambiente
2 1/2 – 2 3/4 xícaras de açúcar
1/4 colher de chá de essência de baunilha
4 gotas de corante vermelho (opcional)

PREPARO:

Para o bolinho de chocolate:
Preaqueça o forno a 350 graus. Na prova tigela grande, misture o cacau em pó e o bicarbonato de sódio. Com cuidado, despeje em água fervente e bata até ficar borbulhando e a mistura homogênea, deixe esfriar por 5 minutos. Enquanto isso, em uma tigela grande, usando a batedeira na velocidade baixa, misture manteiga derretida, óleo vegetal, açúcar granulado, baunilha e sal até ficar bem homogêneo, cerca de 30 segundos. Acrescente o ovo e a gema. Na mistura do cacau, já fria, acrescenta a mistura que acabou de fazer, em seguida acrescente o creme de leite. Lentamente, misture a farinha e até incorporar, sempre misturando de baixo pra cima.

Na forminha de cupcake  coloque 2 colheres de sopa da massa, reserve.

Para o bolinho de baunilha branco:
Peneire a farinha em uma tigela média. Adicione o fermento e o sal e misture misture por 20 segundos. Na tigela grande da batedeira elétrica equipado com o acessório da pá, bata a manteiga e o açúcar com sementes da fava da baunilha em velocidade média-alta até claro e fofo. Na tigela separada misture o leite, ovos brancos e extrato de baunilha e misture bem.


Adicione 1/3 da mistura de farinha à mistura de manteiga / açúcar e misture até incorporar, em seguida, adicione 1/2 da/ a mistura de ovos leite e bata em velocidade baixa até combinado em seguida, aumentar a velocidade média e misture 1 minuto (se você estiver usando um acessório da pá que não raspar constantemente tigela, misture 1 1/2 minutos e, ocasionalmente, raspar os lados e fundo da tigela durante toda a mistura. Battercream deve tornar-se macio). Adicionar outro 1/3 da mistura de farinha e misture até incorporar, em seguida, adicione o restante 1/2 do / a mistura de ovos e misture o leite em baixa até combinado em seguida, aumentar a médio e misture 1 minuto (1 1/2 minutos com acessório da pá regulares , que deve ter a consistência semelhante a mousse macio). Adicionar último 1/3 da mistura de farinha e misture até misturar bem.

Coloque gentilmente a massa sobre a massa de chocolate. Asse em forno pré-aquecido até palito inserido no centro do cupcake saia limpo, cerca de 16-19 minutos. Após assado transfira para uma grade de resfriamento. deixe esfriar completamente.
Tempo de preparação: 40 minutos

Tempo de forno: 35 minutos
Rendimento: 22 bolinhos                                                                                    





BUTTERCREAM DE MORANGO:


Adicione 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de purê de morango para uma panela pequena. Aqueça em fogo médio-baixo, e deixe ferver, mexendo ocasionalmente, até reduzida em cerca de 2/3 a 3 colheres de sopa, cerca de 10 – 14 minutos. Coloque este purê reduzido em uma tigela pequena, leve para geladeira até esfriar (mexa ocasionalmente).


Na tigela grande da batedeira elétrica equipado com o acessório da pá, bata a manteiga sem sal e bata até ficar muito claro e fofo (quase branco). Misture 1 xícara de açúcar em pó, em seguida, misturar 3 colheres de sopa de purê de morango reduzida, o extrato de baunilha e corante vermelho opcional. Adicionar restante 1 1/2 xícaras de açúcar em pó e continue a misturar até o buttercream ficar claro e fofo. Coloque o creme no saco de confeitar e confeite os cupcakes que já frios.