CUPCAKES DE BATATA DOCE


Pense num delicioso cupcake além de nutritivo é saboroso, vale a pena diminuir na quantidade de glúten em nossas receitas, então vai aí os ingredientes:


1 xícara (110g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
uma pitadinha de sal
113g de manteiga
3/4 de xícara (170g) de açúcar
2 ovos
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
240g de purê de batata doce

1 – Para fazer o purê, basta ferver as batatas até que fiquem bem moles, fáceis de serem perfuradas com um garfo. Daí é só amassar com uma ou duas colheres de sopa da própria água que você as ferveu, para facilitar. Eu optei por fazer sem a casca, mas dá pra fazer com se você não se incomodar em mordê-la no meio do cupcake. Reserve o purê até esfriar.
2 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.
3 – Em outra tigela, bata a manteiga e o açúcar até que fique pálido e fofo, por cerca de 3 minutos. Adicione os ovos, um a um, e por último a baunilha. Bata bem.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do purê, terminando com os secos. Bata somente até incorporar tudo, para não desenvolver muito o glúten.
5 – Divida a massa entre as forminhas e leve para assar por 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

COBERTURA DE CREAMCHEESE


100g de manteiga
90g de creamcheese
2 xícaras (220g) de açúcar impalpável
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Bata a manteiga e o creamcheese até incorporar tudo. Acrescente o açúcar e bata devagar a princípio, pra não espirrar tudo na cozinha, e depois bata por 3 minutos, até chegar à consistência.
2 – Por último, adicione a baunilha e bata novamente para incorporar. Se a cobertura estiver muito mole para confeitar, leve à geladeira por 10 minutos, retire e bata novamente, então coloque no saco e confeite os cupcakes.