BOLO DE ABROBRINHA














Bolo salgado de abobrinha

Ingredientes
3 xícaras de abobrinha italiana ralada no ralo grosso (em formato de gota)
3 xícaras de farinha de trigo
10 castanhas do pará picadas grosseiramente


1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de óleo (usei metade óleo de soja e metade azeite)
1 e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
4 ovos
4 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma
queijo ralado e ervas para decorar o pão

Preparo

1. Retire os ingredientes da geladeira e deixe estar por 1h para chegarem à temperatura ambiente. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de pão ou bolo inglês. Coloque o forno para aquecer em temperatura baixa.

2. Rale a abobrinha e pique a castanha do pará. Numa tigela, peneire a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e o bicarbonato. Junte a abobrinha e a castanha aos ingredientes secos, misture e reserve.

3. Na tigela da batedeira, junte o óleo, o parmesão e os ovos. Utilizando o batedor de arame, bata em velocidade média até obter um creme claro.

4. Junte a mistura de farinha e abobrinha ao creme batido. Utilizando o batedor de gancho, misture rapidamente até formar uma massa homogênea (esta etapa também pode ser feita com as mãos).



5. Acondicione a massa na forma de pão e decore com um punhado de queijo ralado e uma pitada de ervas. Asse a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão esteja crescido, dourado e passe pelo teste do palito. Sirva o pão morno ou frio, em fatias.



O bolo cresce bastante, fica bem fofinho e saboroso. Ótima pedida para piqueniques, lanches das crianças, e para compor a mesa de um café da tarde! Bom apetite.