SALGADOS

receita-de-quibe-assado-e-frite-01.jpg

QUIBE ASSADO E FRITO

Ingredientes:


500 g de trigo para quibe
2 cebolas picadas
1 tomate picado
1 xícara de cheiro verde picado
2 colheres de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto




Modo de preparo do quibe assado

Antes de começar a fazer a receita, deixe o trigo para quibe em uma tigela com água de molho durante 3 horas. Depois, escorra, usando as mãos, esprema o trigo para ter certeza que saiu toda a água.

Transfira os grãos para uma tigela, coloque a cebolinha, o tomate, o cheiro verde, sal e pimenta a gosto. Unte as mãos com azeite e sove a massa do trigo até todos os ingredientes incorporarem.

É importante cada vez que sentir que a carne está ficando ressecada, untar novamente as mãos com azeite, isso impede que o quibe esfarele. Outra dica para a receita sair perfeita é passar a carne com os ingredientes em um processador, pelo menos 2 vezes.

Umedeça as mãos com azeite e dê forma ao quibe. Unte uma assadeira com azeite e coloque o quibe um ao lado do outro. Leve para assar a 180ºC durante 30 minutos ou até dourarem.




Modo de preparo do quibe frito

Hidrate o trigo no processo listado acima, misture os ingredientes. Na hora de sovar, molhe a mão em água gelada e sempre que sentir que a carne está seca, molhe novamente.

Encha uma panela com óleo e espere ficar bem quente. A dica para medir a temperatura é jogar um palito de fósforo, se ele acender está na temperatura ideal. Frite o quibe em imersão total, o processo dura no máximo, 3 minutos. Coloque em cima de um prato com papel toalha e seque o excesso de óleo, está pronto para servir.






Pastéis Nota 10 e Recheios Variados

Ingredientes para a massa
1kg de farinha de trigo
5 colheres de sopa de banha
2 ovos
3 colheres de sopa de cachaça ou vinagre branco
300 ml de água
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de glutamato monossódico (aji-no-moto)

Preparo

Num recipiente, coloque a farinha, a banha e o sal. Misture com as mãos até virar uma
farofa. Em outro recipiente, coloque os ovos, a cachaça e a água. Mexa bem, e adicione esse
líquido à mistura de farinha, banha e sal. Amasse bem, até pegar liga e se soltar das mãos.
Abra a massa com o rolo de macarrão ou utilize um cilindro. Deixe a espessura fina.
Coloque numa assadeira polvilhada com farinha de trigo e cubra com papel filme. Se precisar, corte a massa aberta em partes, e guarde-as separadas por filme plástico ou plástico grosso para culinária (como o que vem nas massas frescas de rolo compradas prontas no mercado ou nas feiras livres), umas sobre as outras mesmo. Leve à geladeira por 2 horas. Depois, corte e recheie como preferir, fritando em óleo bem quente.

Recheio de Carne moída
3 e 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 a 3 colheres de sopa generosas de cebola bem picada
2 dentes de alho grandes picados bem miudinho
1/2 colher de sopa de tempero pronto completo
1 sachê de caldo de carne ou galinha
350 a 400 gr g de carne moída (patinho é sempre melhor, mas com acém ou paleta também
fica muito gostoso)
2 colheres de sopa de molho de tomate pronto
1 colher de chá de molho inglês
molho shoyu o quanto baste (opcional)
1 colher de chá de molho de pimenta (ou uma pimenta dedo de moça grande, picada, e
sem as sementes)
orégano, pimenta do reino, azeitonas verdes ou pretas, fatiadas ou picadas e cheiro verde bem picado a seu gosto (opcionais)
200 ml aproximadamente de água filtrada ou mineral para o cozimento (não é preciso
usar toda a quantidade)
sal para correção

Prepare assim:
Coloque o óleo, a cebola e o alho numa panela, e refogue até começar a dourar.
Acrescente a carne moída, o caldo de carne ou galinha e deixe dourar bem. Acrescente a pimenta dedo de moça em seguida, se for utiliza-la, e em seguida o molho de tomate. Vá acrescentando os outros ingredientes, menos o cheiro verde e as azeitonas. Coloque um pouco da água, misture e deixe em fogo baixo para que a carne fique macia. Deixe cozinhar por alguns minutos (prove de vez em quando para checar a consistência, e se achar que precisa, acrescente mais um pouquinho da água). Corrija o sal se necessário. Por último, quando a carne já estiver sequinha, coloque as azeitonas e o cheiro verde, misture bem e tire do fogo para esfriar.
Se curtir, acrescente um ou dois ovos cozidos bem picadinhos à carne moída já pronta, que a coisa fica da pontinha da orelha! ;)
Recheie os pastéis e frite em óleo abundante e bem quente, escorra em papel toalha e
sirva enquanto estão quentes.

Recheio de Queijo, variações e opções doces:
Recheie seus pastéis com mussarela fatiada mais grossa ou ralada, queijo prato, branco, gorgonzola, catupiry, suíço... Combinar mais de um queijo deixa o pastel muito especial! Acrescente orégano seco se quiser. Para um pastel sabor pizza, é só adicionar tomate picado grosseiramente, orégano, e até manjericão. Para um pastel Baurú, adicione presunto ao queijo e tomate. Querendo um pastel com recheio doce, tem aí o tradicional Romeu e Julieta. Aí já sabe: goiabada bem firme e queijo - prefiro o branco ou o meia-cura, mas vá pela sua preferência. E, claro, banana com canela e açúcar - é só cortar rodelas de banana nanica, prata ou da terra (duas a três rodelas para um pastel pequeno, 3 a 4 para um médio, e até 6 rodelas para um pastel do tamanho de feira), salpicar um pouquinho de açúcar e canela por cima da fruta e fechar o pastel (uma diquinha? depois de fritos, e ainda quentes, os pastéis de banana com canela ficam deliciosos se polvilhados com mais um tantinho de açúcar e canela por fora!). Já experimentou banana com queijo branco, um tiquinho de açúcar e canela? Ou banana com nutela? Fica bom demais! Aliáááás... tem um recheio famosérrimo aí de maçã cozida com açúcar e canela, entende?? Experimenta... ;)

Para recheio de Camarão
4 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho picados
2 a 3 colheres de sopa de cebola bem picadinha
2 colheres de chá de tempero pronto completo com pimenta
pimenta do reino na quantidade que você preferir
1/2 kg a 600 gr de camarões limpos (congelados ou frescos- o sete barbas, o rosa, ou mesmo os graúdos divididos em porções menores a seu gosto, escolha o que prefere)
2 envelopes de hondashi (tempero em pó à base de peixe)
2 colheres de sopa de molho de tomate pronto
1 colher de chá rasa de glutamato monossódico (aji-no-moto)
salsinha picada a seu gosto
sal para correção

Prepare assim:
Aqueça o azeite, e doure a cebola e o alho. Tempere com o sal e a pimenta do reino. Acrescente os camarões e mexa. Em seguida, junte o molho de tomate, o glutamato, o hondashi e a salsinha picada. Cozinhe por alguns minutos, prestando atenção para não deixar muito tempo, ou os camarões ficam borrachudos, OK? Deixe esfriar e recheie seus pastéis.


Para recheio de Palmito
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho amassado
4 colheres de sopa de azeite
1 sachê de caldo de galinha em pó
1 colher de sobremesa de glutamato monossódico (aji-no-moto)
3 colheres de sopa de extrato de tomate
3 colheres de sopa de farinha de trigo
800ml de leite morno
Sal o quanto baste
800g de palmito macio picado
Salsinha picada na quantidade que preferir

Prepare assim:
Numa panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Então, junte o sachê de caldo de galinha, o glutamato, o extrato de tomate, e cozinhe bem por 5 minutos. Agora use um batedor de arame (fouet), que facilita para misturar o creme sem empelotar. Acrescente a farinha e mexa rapidamente. Coloque o leite morno lentamente, mexendo sempre para não fazer grumos, até que fique cremoso. Deixe cozinhar por mais 5 minutos aproximadamente, sem deixar de mexer, e então acrescente o palmito. Deixe por mais 1 minuto cozinhando em fogo brando. Retire do fogo. Após 5 minutos aproximadamente coloque a salsinha picada e misture bem para incorporar.
Quando for rechear os pastéis, acrescente ervilhas ou milho em conserva, se gostar.
Para um recheio de palmito mais consistente e diferente, acrescente 4 a 5 colheres de sopa de catupiry no final do cozimento, e misture bem.

Rende aproximadamente 35 pastéis médios, ou 50 unidades de tamanho pequeno.


















PASTEL DE FORNO

1kg de farinha de trigo
6 colheres de margarina
6 colheres de óleo
2 ovos
sal
1 pitada de açúcar
água para dar o ponto

Peneirar a farinha colocar na bancada, abrir um buraco no meio e colocar os demais ingredientes. Colocar água aos poucos incorporando a massa até dar o ponto de abrir com o rolo.
deixar a massa descansar por uma hora coberta em temperatura ambiente.
Abrir com o rolo e rechear.


Escolha o recheio na aba recheios do site: www.boleira.com